3 Dicas Sobre Domínios na Criação de Sites

Quando se pensa em criação de sites o Domínio já é automaticamente associado. Ele é um nome exclusivo que é usado para localizar e identificar você ou seu negócio na web, é ele que aparece logo após o www em sites ou após o @ em e-mails. Esse endereço é essencial para quem quer ter um site.

Registrar um domínio é um dos primeiros passos para garantir a publicação de um site. Mas você sabe o que é um domínio? Qual a função dele para um site?

Mesmo que você não seja um especialista em criação de sites, é importante entender todos os fatores que compõem um site de sucesso.

Por isso, separamos um conteúdo exclusivo sobre o que você precisa saber sobre domínios na hora da criação de sites!

criação de sites

O Domínio foi um acordo realizado para deixar o acesso aos sites mais fáceis de lembrar. Visto que, na verdade, os sites são localizados pelos provedores de internet por meio de um número chamado de IP.

1 – Composição de um Domínio:

Um domínio é formado pelas seguintes partes: nome do Domínio, categoria e código do país! Por exemplo, o domínio da Virttu.Interativa é formado por:

www.virttuinterativa.com.br

  1. Nome do domínio: virttuinterativa
  2. Categoria: .com
  3. Código do país: .br

O nome de domínio é referente ao nome do seu site, e pode ser associado à sua marca, projeto ou empresa!

A “categoria”, condiz com o segmento do site. Por exemplo, uma empresa que presta serviços poderia registrar nomedaempresa.srv.br, pois .svr corresponde à categoria de serviços. A categoria .com.br é a mais usada no Brasil na hora da criação de sites, pois os usuários já se acostumaram a encontrar sites desta forma.

Veja alguns outros exemplos de categorias muito usadas na criação de sites:

  • .com – comercial;
  • .edu – educação;
  • .org – organização sem fins lucrativos;
  • .gov – governo.

2 – Regras Para Escolha e Registro de Domínios:

Os domínios nacionais podem ter de 2 a 26 caracteres, sem abranger a terminação, e não devem ser iniciados ou terminados por hífen. Já em domínios internacionais é possível ter até 63 caracteres.

Letras acentuadas são liberadas, mas não recomendadas, já que nem todos os servidores de internet suportam caracteres acentuados.

3 – Como Registrar um Domínio?

Se você está começando seu negócio agora ou quer criar um website para deixar a sua empresa visível na internet, confira as dicas sobre criação de sites:

  1. Primeiramente você deve pensar no nome do domínio, listando diversas alternativas possíveis;
  2. Verifique a disponibilidade do endereço: Você deve acessar o Registro.br e verificar se o domínio que você escolheu registrar já não foi utilizado por outra pessoa. O mais legal é que se o domínio já estiver registrado o próprio Registro.br mostrará para você outras opções parecidas;
  3. Cadastre-se no serviço de registro: Depois de encontrar um domínio disponível para você, chegou a hora de fazer seu cadastro pessoal. Para cadastrar o domínio, é necessário informar apenas alguns dados pessoais como CPF (em caso de pessoa física) ou CNPJ (pessoa jurídica), endereço e telefones;
  4. Hora de realizar o pagamento: Depois de você preencher tudo e ler atentamente o contrato de serviço, seguindo em frente você encontrará uma tela de pagamento da taxa de registro do domínio. Nesse momento você pode optar por contratar um redirecionador de e-mail, dessa forma você poderá ter um endereço com o nome do seu site.

Pronto, muito fácil, né?!

Após a confirmação do pagamento, o Registro.br vai realizar o redirecionamento de endereço do seu site para o domínio que você registrou.

Agora você já sabe como dar o primeiro passo na hora de migrar a sua empresa para internet. Se você gostou de dicas, continue acessando os conteúdos.

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook

Solicite o seu
    orçamento

Dados para
    contrato

Seu contrato poderá ser feito em CPF ou CNPJ, basta preencher com os dados que deseja.

Valor: