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Tráfego pago e sua importância para o seu negócio

Você com certeza já deve ter ouvido falar em tráfego pago e em como essa estratégia pode aumentar as vendas do seu negócio.

Mas você realmente sabe o que é e como funciona o tráfego pago?

Neste artigo vamos te explicar em detalhes tudo que você precisa saber sobre anúncios pagos e ainda daremos dicas preciosas para você ter sucesso em sua campanha.

Preparado(a)? Então vamos lá!

O que é tráfego pago?

tráfego pago

O tráfego pago é uma estratégia de divulgação e atração de clientes por meio de anúncios pagos em redes sociais e outras plataformas digitais.

Ao optar por divulgar sua marca ou produto através do tráfego pago você investe uma determinada quantia para que seu anúncio seja veiculado para um público segmentado, aumentando as chances de conversão e vendas.

Como funciona o tráfego pago?

As campanhas de tráfego pago funcionam de diferentes maneiras a depender do formato e da plataforma escolhida para a divulgação.

Nas redes sociais como o Instagram e o Facebook o anunciante seleciona uma imagem ou vídeo que será a peça principal da divulgação e o objetivo do anúncio.

Entre os principais objetivos de campanha estão: 

  • Redirecionar os usuários para uma página externa, como uma loja online, site ou página de captura de leads;
  • Aumentar as visualizações de um determinado conteúdo;
  • Elevar o alcance e o número de seguidores;
  • Gerar mais downloads de um aplicativo;

Em seguida é hora de segmentar a campanha selecionando as características do público alvo para quem o anúncio deverá ser exibido e por último, determinar um orçamento e um período de duração para a campanha.

Depois de finalizado esse processo o anúncio passará por uma análise para aprovação e se aprovado começará a rodar em até 24 horas.

Tráfego Pago: Quanto custa?

O custo de uma campanha de tráfego pago varia de acordo com alguns fatores, como por exemplo, a modalidade de precificação de cada plataforma.

No Facebook e Instagram o modelo é de precificação é o CPM (custo por mil impressões). Nesta modalidade você adquire uma espécie de pacote com 1000 exibições do seu anúncio e paga de forma conjunta por elas.

Para exemplificar: se atribuirmos um valor de R$5 ao CPM de um anúncio e 50.000 impressões forem produzidas, o custo total da campanha será de R$150, resultado da multiplicação de 5 por 30.

Em ambas as plataformas você pode configurar anúncios diários e vitalícios. No diário você define o valor que será gasto por dia, podendo ser a partir de R$5,00. No Vitalício você estipula um valor para ser gasto durante um determinado período. 

Já no Google Ads, a modalidade de precificação se dá por CPC (custo por clique), ou seja, você só paga quando alguém clica no seu anúncio.

Neste caso os orçamentos por campanha devem ser um pouco maiores. A partir de R$ 10 a R$ 15 por dia por campanha já é um valor inicial razoável.

Lembrando que em ambos os casos os valores variam de acordo com o objetivo, palavra-chave, concorrência do anúncio, locais do público, e pode-se optar por pagamento pré-pago via boleto ou pós-pago via cartão de crédito.

Tráfego Pago: Benefícios e Vantagens

Resultados Rápidos

Uma campanha bem estruturada pode aumentar suas vendas em questão de horas! Ao contrário do que acontece no tráfego orgânico onde os resultados surgem a médio ou longo prazo.

No entanto, para que isso ocorra é fundamental conhecer o seu público alvo, estudar sobre funil de vendas e técnicas de copywriting para conseguir criar um anúncio persuasivo e impactante.

Segmentação do Público Alvo

As plataformas de anúncios permitem que você personalize uma série de informações sobre o público alvo da sua campanha como gênero, idade, localização, interesses e muitas outras características.

Ao filtrar essas características você otimiza sua campanha e faz com que seu anúncio seja exibido para pessoas que realmente são potenciais clientes do seu produto ou serviço, aumentando as chances de conversão e vendas.

Monitoração de Desempenho

É possível monitorar o desempenho da campanha constantemente em tempo real através das métricas disponíveis em cada plataforma.

Isso possibilita que você descubra como os usuários estão reagindo em relação ao seu anúncio e faça adaptações no meio do percurso, tanto da estratégia quanto da parte operacional.

Onde posso criar uma campanha de tráfego pago?

Há diversas plataformas para veiculação de anúncios pagos na internet. Abaixo citamos as 3 mais populares e suas principais características. Confira:

Instagram e Facebook Ads

Ambas as plataformas fazem parte do grupo Meta e juntas somam mais de 300 milhões de usuários somente no Brasil.

Os anúncios para elas são feitos através do Gerenciador de Anúncios, que além de veicular nas principais plataformas do Grupo ainda permite que você divulgue em outros locais como o Messenger e Audience Network.

O processo é bastante simples e intuitivo e se você tiver alguma dúvida ainda pode contar com uma série de cursos gratuitos sobre criação de campanhas.

Google Ads

Anteriormente conhecida como Google AdWords, o Google Ads é a principal plataforma de anúncios entre as plataformas do Google.

Por meio dela você seleciona palavras chave relacionadas ao seu produto ou serviço e só paga quando o usuário clica em seu anúncio durante a pesquisa.

Os anúncios podem ser exibidos em diversos locais do Google e de seus aplicativos como por exemplo, na página de pesquisas, em anúncios no Youtube, em displays nos sites parceiros do Google e muitas outras opções.

Taboola Ads

No Taboola Ads os anúncios aparecem no final ou ao lado de um conteúdo, como uma notícia, artigo, vídeo ou outro material relevante para o aprendizado da audiência, o que faz com que o usuário que se interessa acabe clicando no anúncio de maneira natural.

O processo de criação de uma campanha de anúncios dentro do Taboola é bastante similar ao Google Ads, podendo selecionar objetivos, público alvo, interesses e outras características.

Dicas para criar uma campanha de tráfego pago

Conheça seu público alvo

Os resultados de uma campanha de tráfego pago dependem 99% de uma boa segmentação do público alvo durante o processo de criação dentro da plataforma.

Diante disso é fundamental estudar sobre a sua persona e colher o máximo de informações possíveis sobre o perfil do seu potencial cliente para que sua campanha gere resultados.

Estude copywriting

O Copywriting, também conhecido como escrita persuasiva, é o processo de produção de textos para ações de marketing e vendas que têm como principal objetivo convencer o público-alvo de algo, seja comprar um produto, um serviço ou mesmo uma ideia.

Na internet você encontra diversos artigos e conteúdos que ensinam as principais técnicas e gatilhos mentais para criar anúncios persuasivos.

Seja Criativo

Ser criativo e original são exigências básicas para conseguir criar um anúncio de alta conversão. 

Para isso pesquise, salve e estude referências e cases de sucesso do seu segmento para ter novas idéias.

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