Qualquer pessoa pode criar uma estratégia de SEO. Entretanto, dada a contínua mudança das tendências de pesquisa, é muito difícil encontrar uma estratégia de SEO que seja bem sucedida. No entanto, não é completamente impossível.
Antes de você achar a sua própria estratégia, é necessário primeiramente se preparar para ela. E para isso, você tem que realizar diversas pesquisas.
Neste artigo, vamos analisar como desenvolver uma estratégia de SEO, quais são elas, como fazer e quais as principais estratégias para ter um método de sucesso.
O que é SEO?
Em inglês, significa “search engine optimization“, e sua tradução é otimização de sites para mecanismos de busca. Simplificando, significa todo o processo de melhoria do seu site, a fim de aumentar a sua visibilidade nas buscas de produtos e serviços relacionados a sua empresa no Google.
Quanto maior e melhor for a visibilidade do seu site nos resultados de busca, maiores serão as chances de chamar a atenção de potenciais clientes para a sua empresa!
O que é uma estratégia de SEO?
Se baseia em um plano para melhorar a colocação do seu site nos mecanismos de buscas do Google, com o objetivo de conseguir mais tráfego orgânico. Esta estratégia deve ter alguns pilares básicos, abrangendo SEO técnico, estratégia de conteúdo, SEO on-page, link building e experiência do usuário.
A estratégia de SEO diz respeito à entrega relevante e de valor para quem está pesquisando.
Sem dúvidas, um dos maiores benefícios disso é que ele apresenta sua marca aos visitantes em todas as etapas do trajeto do cliente. Como resultado, seu negócio se torna uma referência de confiança para os consumidores.
Quais são as estratégias de SEO?
Existem três áreas direcionadas:
- SEO On Page: Esta é a parte que se concentra nos conteúdos presentes nas páginas do site, e em como deixá-los de forma otimizada para aumentar o ranking do site para palavras-chave específicas;
- SEO Off Page: Já aqui, todo processo é focado em backlinks direcionados para o site de outros lugares na internet. O número de backlinks que um site tem de fontes confiáveis ajuda a produzir confiança e autoridade nos mecanismos de pesquisa;
- SEO técnico: Se concentra na arquitetura da estrutura de um site, como o código do site. O Google se importa tanto com a configuração técnica quanto com o conteúdo, por isso, ter um site bem estruturado é fundamental para os rankings.
Quais as principais táticas e estratégias de SEO?
Confira abaixo:
1 – Conheça suas palavras-chave:
Você não pode fazer muita coisa sem saber quais palavras-chave seu público alvo está usando para encontrar soluções para seus problemas que sua empresa pode resolver.
Isso pede algum tempo de pesquisa. Você precisa compreender a necessidade do seu cliente em potencial com relação aos produtos ou serviços que você oferta.
Como você encontraria soluções para seu problema? O que você buscaria no mecanismo de busca?
2 – Escreva conteúdo de alta qualidade:
Aqui, é importante utilizar seu senso de marketing e criar um conteúdo que seja valioso para seu público alvo. Conteúdo que inclui o que responde às perguntas que seus compradores têm, fornece insights que podem usar e os educa para que possam ser melhores no que fazem.
Dentro do conteúdo que você está criando, lembre-se de usar as palavras-chave apropriadas!
3 – Use palavras-chave nas URLs das páginas:
Se certifique de não ignorar as URLs de suas páginas pois elas são importantes para seu SEO.
Por exemplo, se uma página fala sobre seu produto de marketing digital, então o URL para essa página deve ser “/marketing-digital”. Concentre-se nas palavras-chave mais comuns e mais pesquisadas.
4 – Não ignore os títulos das páginas:
É essencial criar títulos interessantes para suas páginas. Certifique-se de que eles foquem no seu público alvo. Se não for desta forma, as pessoas não vão ler todo o grande conteúdo que vem abaixo.
Uma vez que você tenha isso engajado, encurte seu título, use palavras fortes, e torne-o interessante.
Para o sucesso em sua estratégia de SEO, você não pode simplesmente “configurar e esquecer”. Você deve otimizar seu site continuamente, publicar conteúdo de alto valor e conseguir backlinks contextuais e de autoridade.