Estar no digital é indispensável, mas só estar não é o suficiente! Se você tem um restaurante, criou uma conta no Instagram e acha que o trabalho já acabou, saiba que você está muito enganado: confira 5 dicas de marketing para restaurante!
Assim como você existem dezenas de milhares de empreendedores investindo na presença digital de seus estabelecimentos e disputando a atenção e a preferência dos consumidores.
Como se destacar em meio a esse mar de opções? Como se tornar reconhecido, querido e bem avaliado? A resposta é simples: É preciso investir em marketing para restaurante, ter uma boa estratégia e muita dedicação.
Se você é proprietário de um restaurante e está estudando a melhor forma de fazer o seu negócio crescer, este artigo é pra você! Preparamos uma lista com 5 dicas de como fazer um marketing para restaurante completo e se destacar no digital, confira!
1 – Use fotos profissionais em seu cardápio
Você com certeza já deve ter escutado a expressão “comer com os olhos”, e no marketing para restaurante essa frase faz todo o sentido.
Uma boa foto é capaz de estimular o desejo e incentivar o consumidor a fazer um pedido imediatamente, ainda mais quando visualizada no momento certo. Já o contrário também é verdade: uma foto de um prato com um aspecto ruim é um incentivo a menos para o cliente provar o seu cardápio, criando um efeito catastrófico sobre a imagem do seu estabelecimento.
Portanto, ter fotos de alta qualidade é uma exigência mínima para se posicionar no digital.
Por isso, capriche na hora de montar a galeria de fotos dos seus pratos, estude sobre fotografia de alimentos e se possível contrate um profissional especializado neste tipo de trabalho para garantir o sucesso da estratégia.
2 – Esteja presente nas redes sociais
Como citamos no início do artigo, estar presente nas redes sociais é fundamental para o marketing para restaurantes. É através das redes sociais que você chegará aos seus potenciais clientes, aumentará sua autoridade e se tornará uma referência.
No entanto, para conseguir obter resultados é preciso ter estratégia. Não basta só ter uma conta no Instagram e atualizá-la esporadicamente com postagens aleatórias. É essencial ter constância nas publicações e saber criar conteúdos ricos que abordem temas interessantes para os seguidores.
Ter um design personalizado e visualmente atraente também é um requisito que impacta diretamente nos resultados, assim como o horário das publicações e o nível de interação com os seguidores.
Nunca se esqueça de responder os comentários e as dúvidas que surgirem em suas redes sociais. Lembre-se: A forma como você se relaciona com seus seguidores na internet é uma amostra de como é o atendimento do seu restaurante, por isso mostre-se sempre gentil, cordial e prestativo com todos.
3 – Destaque seus diferenciais
Ter uma rede social, publicar boas fotos dos seus pratos e compartilhar conteúdos ricos é fundamental para atrair a atenção dos seus potenciais clientes, mas não é tudo o que precisa ser feito.
Assim como você, dezenas de outros restaurantes estão fazendo a mesma coisa e disputando a atenção das pessoas, para conseguir se destacar entre seus concorrentes você precisa mostrar que é mais do que bom.
Para isso, liste os diferenciais do seu negócio. O que você é capaz de oferecer que os outros estabelecimentos não são? O que há de único, inovador e especial no seu restaurante?
Este diferencial pode estar na infraestrutura do seu local, como uma área recreativa para crianças, uma programação com música ao vivo, um aplicativo próprio para pedidos, um cardápio exclusivo.
Ter um ou vários diferenciais e divulgá-los em seus canais é o que vai torná-lo uma referência e fazer a diferença no marketing do seu restaurante.
4 – Ative a geolocalização
Seu restaurante está cadastrado no Google Meu Negócio? Pois se a resposta for não, dificilmente você conseguirá ser encontrado.
O Google Meu Negócio é uma ferramenta fundamental e indispensável para aumentar a visibilidade de lojas, bares e restaurantes e fazer com que estes locais consigam ser encontrados por potenciais clientes.
Imagine que um usuário da sua cidade está buscando por comida japonesa, se o seu restaurante produzir esse tipo de prato e estiver corretamente cadastrado no Google Meu Negócio ele será exibido nos resultados da busca junto às fotos dos pratos, avaliações e comentários de clientes, elevando assim as chances de venda.
Outro benefício dessa ação é que os frequentadores do seu restaurante poderão marcá-lo em publicações nas redes sociais realizando assim o que é chamado de marketing de indicação, uma estratégia que ajuda a gerar popularidade e autoridade para o estabelecimento.
Além do Google Meu Negócio existem outros aplicativos como Foursquare e Waze, onde vale a pena se cadastrar para aumentar a possibilidade de ser encontrado.
5 – Tenha um site
Ter um site é o primeiro e mais indispensável elemento da estratégia de marketing para restaurante. Se o seu restaurante ainda não têm um site próprio, você está perdendo clientes e dinheiro.
Um site é como um cartão de visitas, é o primeiro contato do cliente com seu negócio, por isso é imprescindível construir uma página que cause uma boa impressão e transmita confiança e profissionalismo.
O primeiro passo é definir quais informações inserir. Além do telefone, endereço e história do restaurante é fundamental disponibilizar o cardápio com fotos e descrições sobre cada prato, se possível com a opção de reservas, imagens da estrutura cuidadosamente arrumada, proporcionando uma prévia da experiência que o consumidor vai ter no estabelecimento.
O visual do site também é uma peça chave que deve ser cuidadosamente planejada. Neste momento são definidas as cores, elementos e toda a arquitetura da página, levando em consideração a experiência do usuário. Seu site deve ser pensado e estruturado para garantir uma navegação limpa, rápida e agradável, livre de bugs ou travamentos.
Conclusão
Esperamos que com essas dicas você tenha tido muitas ideias e consiga se organizar para começar a investir no marketing do seu restaurante.