Diariamente, milhares de pessoas vão ao Google e buscam por algo ou alguma coisa que querem saber mais a respeito.
E entre os resultados, a busca orgânica é a que tem um maior número de resultados disponíveis!
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Search Engine Journal, 51% de todo o tráfego do site surgem da busca orgânica e mais de 40% da receita detém do tráfego orgânico.
Por esse motivo que a busca orgânica é tão importante como um comerciante. Ela auxilia a construir sua marca, gerar vendas e promover valor ao seu público.
O que é busca orgânica?
Os resultados da busca orgânica são aqueles que não são pagos e aparecem em uma página de resultados do mecanismo de busca após uma pesquisa. Isto é, são todos os resultados que não aparece a palavra “Anúncio” abaixo dele.
A busca orgânica capta todos os resultados de busca que são elaborados pelo algoritmo individual dos mecanismos de busca. Este resultado é definido pelo operador do mecanismo de busca, e pode variar de um para outro.
Logo, as páginas de resultados não são as mesmas para um determinado termo de busca. A busca orgânica é diferente da busca paga na medida em que a posição para busca paga é determinada somente se o anunciante pagar por ela.
O tráfego orgânico é uma das principais fontes de fluxo no mercado para produzir novos negócios, leads, lista de e-mails, entre outros. Pois, uma vez que é realizado e detém resultados bem sucedidos, é uma fonte de tráfego sem fim.
Por mais que uma boa estratégia de SEO na busca orgânica possa demandar tempo, é mais provável que gere leads e receitas, pois é uma maneira não incômoda de entrega de conteúdo. Além do mais, as buscas orgânicas criam tráfego relevante porque você está respondendo às perguntas dos usuários no momento deles.
Qual a importância da busca orgânica para a otimização de sites?
A busca orgânica é o foco principal de todos os esforços em SEO. Atingir esta meta está se tornando cada vez mais difícil devido a grande concorrência e conteúdos cada vez mais focados para responder às perguntas dos usuários.
O Google muda seus algoritmos diariamente, de forma que os profissionais de otimização de site necessitam responder com rapidez, com a finalidade de manter posições no ranking que anteriormente eram alcançadas na busca orgânica.
Vantagens do tráfego orgânico para sua empresa:
Confira abaixo:
1 – O tráfego de busca orgânica traz visitantes qualificadas:
É muito bom ter força em números quando se trata de tráfego. Entretanto, igualmente importantes são as coisas que não podem ser quantificadas. Estamos falando sobre a qualidade desse tráfego.
Qualquer um que pesquisa algo, tem uma intenção específica. E eles esperam que o conteúdo que encontram satisfaça essa intenção. Se você conseguir compreender a intenção de busca de seus potenciais clientes, isso converterá seu marketing de diversas formas.
2 – O tráfego orgânico é uma abordagem sustentável:
O tráfego pago, no caso, os anúncios, requer investimento constante, manutenção e manipulação.
Além de tudo, no instante em que você parar de investir dinheiro, você perde todas as oportunidades que poderiam vir se estivesse bem posicionado. O tráfego orgânico, por outro lado, é sempre positivo.
Isso quer dizer que leva tempo, entretanto, os resultados são duradouros. Isto acontece, pois uma vez estabelecida a visibilidade do mecanismo de busca, ele servirá ao seu negócio durante anos após sua implementação.
3 – A busca orgânica é econômica a longo prazo:
O tráfego orgânico não é algo fácil de se conquistar. É necessário tempo e dinheiro. A diferença é que ainda é mais barato do que o tráfego pago e te dará um maior resultados a longo prazo.
Os ativos que você desenvolve para uma estratégia orgânica trazem muitos benefícios de relevância e autoridade para sua marca.