Elderly man is using mobile phone

O que é a hospedagem para sites e como escolher a sua

A hospedagem para sites é um tópico muito importante e que precisa ser bem avaliado antes de publicar um blog, site e até mesmo uma loja virtual.

Existem diversos tipos de hospedagem e cada uma conta com características e recursos diferentes essenciais para a performance da sua página.

Neste artigo você vai entender de uma vez por todas o que é como funciona a hospedagem para sites, quais os diferentes tipos de hospedagens e assim decidir qual a melhor opção para você. Vamos lá?

O que é e como funciona a hospedagem para Sites?

A hospedagem para sites têm a função básica e primordial de armazenar todos os dados necessários para a exibição do seu site e garantir uma navegação rápida e segura para seus visitantes.

Para facilitar o entendimento do funcionamento de uma hospedagem para sites imagine que seu website é a sua casa, a hospedagem é o terreno e o servidor é a cidade.

Uma vez que sua casa tenha um terreno de qualidade dentro da cidade, sua página poderá receber a visita de centenas e até milhares de pessoas 24hrs por dia sem que isso afete a qualidade da navegação.

Existem diferentes empresas de hospedagem para sites e muitas delas oferecem recursos adicionais como:

Tipos de Hospedagem para Sites

Existem três tipos principais de hospedagem para Sites: hospedagem gratuita, hospedagem compartilhada e VPS.  Conheça agora as características de cada uma delas:

Hospedagem Gratuita

A hospedagem gratuita é aquela onde você não paga nada para publicar o seu site como acontece com o WordPress.com, todavia, as características e recursos deste tipo de hospedagem são extremamente limitantes.

Na maioria dos planos gratuitos de hospedagem não é possível inserir um domínio personalizado, ficando a mercê dos domínios padrões dos sites. 

Outra grande desvantagem é o armazenamento em disco extremamente baixo, não indo além de 1GB na maioria dos casos.

Para finalizar a lista de desvantagens da hospedagem gratuita destacamos também a publicidade durante a navegação através da exibição de banners e vídeos.

Para quem a hospedagem gratuita é indicada?

Empresas que não tenham absolutamente nenhum capital para investir em uma hospedagem para sites profissional.

Hospedagem Compartilhada

Se você quer investir num plano de hospedagem para sites mas está com medo de não ter orçamento suficiente para isso, a boa notícia é que a hospedagem compartilhada é uma opção bastante acessível e com diversos recursos.

Neste tipo de hospedagem o servidor é compartilhado com outros blogs e sites, dividindo assim os recursos entre outras pessoas o que consequentemente reduz os custos para cada usuário.

A Hostinger oferece diversos tipos de hospedagem compartilhada com recursos exclusivos como criador de sites, contas de e-mail ilimitadas e ainda a possibilidade de hospedar diversos sites no mesmo plano.

Porém é importante lembrar que devido ao fato de que os recursos são compartilhados entre dezenas de web sites sua página pode sofrer consequências como lentidão e falhas no carregamento, podendo até mesmo ficar indisponível.

Para quem a hospedagem compartilhada é indicada?

Empresas que possuam um tráfego mensal mediano e que desejam se posicionar no digital de maneira mais profissional investindo um valor razoavelmente baixo.

Hospedagem VPS

A hospedagem VPS oferece diversas vantagens e benefícios em relação à hospedagem compartilhada, como maior estabilidade para sites com um grande número de acessos, maior velocidade de carregamento e mais segurança na transmissão de dados.

A grande diferença desse tipo de servidor para a hospedagem compartilhada é o fato de que você terá um servidor exclusivo e não dividirá os recursos e ferramentas com outros sites e blogs, aumentando seu desempenho e extinguindo os riscos de ter a performance do seu site afetada por outras páginas.

A HostGator possui diversos planos de hospedagem VPS a preços muito acessíveis. Uma ótima opção para quem quer começar garantindo uma performance estável e segura.

Para quem a hospedagem VPS é indicada?

Empresas de médio e grande porte que precisam de um grande espaço de armazenamento e prezam pela estabilidade de suas páginas.

Conclusão

A melhor opção de hospedagem para a sua empresa ou negócio vai depender das características do seu projeto: tamanho, quantidade de acessos, quantidade de aplicações e outros fatores que devem ser alinhados e estudados. 

Ficou com alguma dúvida? Fale conosco!

Sua empresa precisa de um site?

Posts relacionados:

CTA: uma técnica de conversão

O que é um site institucional e como criar o seu

5 dicas de Marketing para restaurante

Compartilhe este conteúdo:

Solicite um

orçamento

Get in
    touch